Mentira x Verdade

        Por que é mais fácil mentir do que dizer a verdade? A resposta parece meio óbvia, não? Nós somos acostumados com a mentira. Li em um livro que quando mentimos uma vez sobre algo importante nós nos acostumamos a fazer sempre e é meio triste ver que somos pouco verdadeiros conosco e com os outros.Se dissermos a verdade magoamos alguém, se mentimos magoamos alguém também. Estava meditando sobre isso esses dias e percebi em como não escutamos verdades com frequência. Hoje, quando alguém diz uma verdade parece um grande corajoso ou algo assim, se espantam com algo que sempre quiseram dizer. Mas para mentir todos nós temos coragem. As pessoas que falam as verdades geralmente espantam a maioria que já estão acostumados as mesmas mentiras reconfortantes, é como disse o Jô Soares uma vez: "As pessoas estão tão acostumadas a ouvir mentiras, que sinceridade demais choca e faz com que você pareça arrogante." 
          De uns tempos pra cá, depois de tropeços e mais tropeços percebi que a verdade por mais que doa era a solução, eu sendo sincera percebi quem realmente gostava de mim pelo que eu era e quem era verdadeiro comigo também. Hoje, não consigo "fingir", ser simpática só porque dizem que devo ser. Resolvi ser sincera comigo mesma e com os outros e percebi que muitos "admiram" essa minha sinceridade, mas o que há de se admirar? Devíamos ser assim, não? Me espanto como as pessoas estão acostumadas a conviver com a mentira, as coisas estão invertidas, quando vamos precisar velar o que dizer? Tudo bem, há um bom senso, não podemos sair por ai magoando todo mundo dizendo verdades que ninguém perguntou, mas se alguém pergunta, por que não responder com sinceridade?    
         Hoje, eu escuto quando alguém tem algo a dizer sobre mim e não me aborreço por isso, agradeço por ter sido sincera. Seja verdadeiro, não use máscara, seja o que você quer ser e não o que os outros querem que você seja, seja verdadeiro com você, se não estiver afim de sorrir, por exemplo, não sorria. Isso é o que a maioria faz, quando não querem sorrir acabam sorrindo do mesmo jeito, mesmo que não queira. De onde inventaram que temos que ser simpáticos só porque alguém é com você? Só sorrio quando estou com vontade e de novo, as pessoas estranham, acham-me séria, arrogante, mas só estou sendo sincera comigo mesma e com os outros, pelo menos não fingi que gostei de algo.
        Sendo verdadeira, estou mais feliz, percebi que fingir cansa mais que dizer a verdade, afinal você está fingindo não é mesmo?
Nataly Olivier Santana

Comentários

Postagens mais visitadas